quinta-feira, 9 de maio de 2013

SUGESTÃO DE PAUTA 18 DE MAIO 2013





Sugestão de Pauta

Escola de samba “Liberdade Ainda que Tam Tam” prepara as alegorias para o Dia da Luta Antimanicomial

Formada pelos usuários, familiares e trabalhadores dos serviços substitutivos em saúde mental da Região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, a “Liberdade Ainda que Tam Tam” está em plena atividade para realizar a manifestação.

A escola de samba “Liberdade Ainda que Tam Tam” se prepara para mais um desfile pelas ruas de Belo Horizonte para manifestar o Dia da Luta Antimanicomial de 2013. A escola é uma estratégia do movimento antimanicomial de Minas Gerais, que há 16 anos realiza uma manifestação político-cultural no formato de um desfile de carnaval, provocando reflexões sobre o lugar social da loucura e defendendo a Reforma Psiquiátrica antimanicomial.
Formada pelos usuários, familiares e trabalhadores dos serviços substitutivos em saúde mental da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de outras cidades do interior do estado, a “Liberdade Ainda que Tam Tam” está em plena atividade na produção das alegorias para a manifestação. São cerca de 30 serviços da rede de saúde mental, que se transformaram em verdadeiros barracões, como nas escolas de samba, envolvidos, em uma construção coletiva, na produção de expressivas fantasias que serão usadas no Dia da Luta Antimanicomial.
A manifestação, que tradicionalmente acontece no dia 18 de maio - data instituída como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, este ano, será realizada no dia 16 de maio. Seis alas irão compor o desfile, que tem sua concentração marcada para às 13hs, na Praça da Liberdade, com previsão de saída às 14hs. A organização espera a participação de cerca de 4 mil pessoas. Além dos integrantes da “Liberdade Ainda que Tam Tam”, diversos movimentos sociais urbanos já confirmaram sua participação no desfile.
Com o tema “Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”, o Dia da Luta Antimanicomial deste ano traz a resistência como questão central para afirmar a importância da Luta Antimanicomial, com toda sua humanidade e liberdade, frente ao conservadorismo e à mercantilização da vida.
A manifestação é organizada pelo Fórum Mineiro da Saúde Mental, composto por trabalhadores, usuários e familiares da rede de saúde mental de todo o estado, pela ASUSSAM (Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais) e representantes de conselhos de classes. Participam também representantes de movimentos sociais, culturais e outras organizações da sociedade civil.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial é um movimento social composto por diferentes atores, que, há 25 anos, trabalha pela superação dos manicômios, entendendo-os como toda forma de segregação, e pela inclusão social e o protagonismo das pessoas com sofrimento mental.
O Dezoito de Maio foi estabelecido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial no ano de 1987, durante o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru-SP, quando o Movimento da Luta Antimanicomial escolheu no calendário nacional uma data para reafirmar a luta “por uma sociedade sem manicômios”.
Desde então, Belo Horizonte cumpre esta agenda, pautando a implantação da ousada política de saúde mental em rede, o que produziu as primeiras mudanças e evidenciou a viabilidade da proposta. Em 1997, aconteceu, pela primeira vez na cidade, a manifestação político-cultural no formato de um desfile de escola de samba e, assim, vem acontecendo até os dias atuais.
De forma lúdica, sensível e crítica, a “Liberdade Ainda que Tam Tam”  mobiliza as ruas da capital, provocando reflexões sobre o lugar social da loucura em seu encontro com a arte e o pensamento.


Serviço:
O que: Preparação de alegorias para o Dia da Luta Antimanicomial
Quando: do dia 8 ao dia 14 de maio de 2013
Onde: serviços da rede substitutiva de saúde mental de Belo Horizonte
- Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário (Leste): (31) 3277-5777/ 3277-2777
Gerente (responsável): Karem (31) 9976-4132
Endereço: Rua Anhanguera, n° 356, Santa Efigênia
- Centro de Convivência São Paulo (Nordeste): (31) 3277-6684
Gerente (responsável): Marta Soares (31) 9305-5970
Endereço: Rua Aiuruoca, nº 501, São Paulo
- Centro de Convivência Carlos Prates (Noroeste): (31) 3277-7228
Gerente (responsável): Elisa (31) 9806-1190
Endereço: Rua Camarugi, nº 10, Padre Eustáquio
Contato: Lívia Bacelete (assessora de comunicação do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais) - (31) 2138-6768 / (31) 9952-4820

Nenhum comentário:

Postar um comentário