quinta-feira, 8 de maio de 2014

18 DE MAIO DE 2014




Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Dezoito de Maio

No ano em que o Fórum Mineiro de Saúde Mental e a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) completam 20 anos de uma atuação ousada e corajosa por uma sociedade sem manicômios, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Dezoito de Maio, traz a pauta da cidade enquanto espaço de reencantamento e acolhimento da diferença e da diversidade.

“A cidade que queremos: seja feita a nossa vontade!” é o tema da manifestação antimanicomial em 2014, levando para as ruas o sonho de uma cidade que acolhe o sofrimento mental sem trancas e grilhões, sem segregação e manicômios, sem abuso de poder e de saber, sem violência e eletrochoque. Um lugar que não é de ninguém porque é de todos e todos cuidam.
A imagem que anuncia essa manifestação retrata alguns paradigmas do mundo moderno que estão em meio à prática dos trabalhadores e usuários da rede de saúde mental. A cidade que está posta, cheia de ofertas, um mundo do consumo que se descortina e cobra o ingresso na hora da entrada, o concreto que se interpõe na arquitetura e no diálogo com os transeuntes.
O olhar do usuário para essa cidade, espaço que é possível acessar, ainda que sob o peso de toda uma vida submetida a um tratamento moral e violador de diretos humanos. E sob uma terceira ótica, o que é possível brotar desse encontro, entre a cidade e os usuários. Por fim, entre o concreto da cidade que se apresenta e os cidadãos, desenhos e rabiscos, que expressam um pouco desse lugar que queremos e nos organizamos para construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário